Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
UBSs iniciam implante de contraceptivo subdérmico

Data da notícia: 2025-12-11 18:36:19
Foto: Assessoria Semusa/Divulgação
O Implanon é um pequeno dispositivo inserido sob a pele do braço onde permanece por três anos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), iniciou, na quarta-feira (10), a implantação do método contraceptivo subdérmico “Implanon” nas unidades básicas de saúde (UBSs). O medicamento preventivo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde (MS) e é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O DAB está se preparando desde janeiro de 2025 para organizar a estrutura técnica e administrativa para oferecer o serviço no Sistema Único de Saúde (SUS). Com alta eficácia nas pacientes, o Implanton é considerado um método seguro e de proteção prolongada (até 3 anos) que reforça as políticas públicas de saúde sexual.

Na fase prática do projeto, as primeiras inserções do Implanon ocorreram na UBSs do Green Park, José dos Santos (Orleans) e São Francisco. Ao todo, 163 implantes foram realizados durante o treinamento, sendo 73, 87 e 3 atendimentos respectivamente.

O Implanon pode ser ofertado a mulheres e adolescentes entre 14 e 49 anos, mediante avaliação clínica individualizada e aconselhamento reprodutivo. No caso de adolescentes, o atendimento segue rigorosamente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com respeito à autonomia, sigilo e proteção integral.

O método é indicado para mulheres com dificuldade de adesão a métodos de uso diário ou mensal, pacientes com contraindicação ao estrogênio, mulheres em situação de vulnerabilidade social, puérperas e mulheres no pós-aborto e usuárias com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade.


Atendimento nas UBSs

Mulheres interessadas devem procurar a UBS de referência para receber orientações e realizar a avaliação clínica. Atendendo aos critérios estabelecidos, a inserção do Implanon é feita diretamente na unidade, de forma rápida, segura e totalmente gratuita pelo SUS.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.