Jornal Correio Popular Notícia

ANIVERSÁRIO
Rondônia completa 44 anos de instalação administrativa

Data da notícia: 2026-01-06 09:20:15
Foto: João Marcos/Secom/Divulgação
O Palácio Presidente Vargas é marco histórico da instalação do estado e da administração rondoniense

Rondônia completou, no domingo (4), 44 anos de instalação como estado brasileiro. A data marca a trajetória única no país: um dos estados mais jovens da federação, erguido em tempo recorde e construído por povos indígenas, migrantes, seringueiros, servidores públicos pioneiros, agricultores e trabalhadores que transformaram um território remoto em uma potência econômica, cultural e social da Amazônia Ocidental. “Rondônia é o resultado da coragem de quem acreditou numa terra que ainda estava sendo desenhada”, disse o historiador Alécio Valois.

Criado, em 1943, como Território Federal do Guaporé, o futuro estado começou a ganhar identidade graças aos ciclos da borracha, da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e das frentes de migração que, ao longo das décadas seguintes, formaram um mosaico cultural vindo do Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Em 1956, o território foi rebatizado como Rondônia, em homenagem ao marechal Cândido Rondon, defensor dos povos indígenas e da integração nacional.

Em 22 de dezembro de 1981, o território se tornou oficialmente estado de Rondônia. Pouco depois, em 4 de janeiro de 1982, o Brasil testemunhava a posse do coronel Jorge Teixeira de Oliveira, o primeiro governador rondoniense. A cerimônia histórica aconteceu no Palácio Presidente Vargas, no centro de Porto Velho, um marco simbólico do início da administração estadual.

Em 1984, Rondônia entrou para a história nacional ao ter Janilene Vasconcelos de Melo como governadora, tornando-se a primeira mulher a chefiar um executivo estadual no Brasil.

O Palácio Presidente Vargas (1954–2015), sede do governo desde a época territorial, foi cenário da posse de Jorge Teixeira e de decisões fundamentais. Hoje, abriga o Museu da Memória Rondoniense, preservando documentos, objetos e registros de sete décadas.

Com um dos PIBs que mais crescem na região Norte, forte agronegócio, turismo de natureza, valorização dos povos indígenas, políticas sociais e modernização administrativa, Rondônia se afirma como um estado de oportunidades.

“Ao completar 44 anos, o estado reafirma o compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar de sua gente. Que os ‘Céus de Rondônia’ continuem iluminando o caminho de um povo que nunca deixou de acreditar”, assegurou o governador, Marcos Rocha (União Brasil).

Fonte:




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.