Jornal Correio Popular Notícia

CADASTRAMENTO
Vigilância Sanitária orienta para emissão do Receituário de Controle Especial

Data da notícia: 2026-01-06 09:39:02
Foto: Telemedicina Morsch/Divulgação
As solicitações dos receituários devem informar o tipo de talonário A, B1, B2 ou C2

A Vigilância Sanitária da Secretária Municipal de Saúde (Semusa) está orientando médicos e instituições de saúde sobre o processo de cadastro, solicitação e retirada dos blocos do Receituário de Controle Especial. O cadastro é obrigatório para todos os profissionais e estabelecimentos. Ele deve ser realizado exclusivamente por e-mail, com envio da ficha cadastral preenchida, documento com foto (PF ou PJ) e registros profissionais, como CRM ou CRO. Também é necessário o encaminhamento do ofício indicando a solicitação dos papéis azul, amarelo e branco.

Após a aprovação do cadastro, as solicitações dos receituários são feitas pelo mesmo e-mail, informando o nome completo, tipo de talonário desejado (A, B1, B2 ou C2) e a quantidade necessária. Quando solicitado, o profissional deve apresentar justificativa para o pedido. A retirada ocorre no Setor Técnico da Vigilância Sanitária, mediante apresentação de documento com foto e carimbo. No caso de retirada por terceiros, é obrigatória a apresentação de autorização formal. O atendimento é exclusivo para profissionais e instituições sediadas no município.

A farmacêutica da Vigilância Sanitária, Érica Silva, instrui que o cadastramento é para ter o controle adequado dos receituários especiais, pois é uma medida de segurança sanitária. Ela informou que a solicitação formal garante que apenas profissionais habilitados tenham acesso aos talonários, conforme determina a legislação.

“A implementação de sistemas como o Sistema Nacional de Controle de Receituários [SNCR] pela Anvisa centraliza a gestão e a numeração das notificações de receita, o que confere validade nacional às receitas de controle especial e simplifica a fiscalização em todo o país, algo nesse sentido”, comentou.

A Vigilância Sanitária está localizada na rua Capitão Sílvio, nº 1166, no bairro Casa Preta (1º distrito). Dúvidas e envio de documentos podem ser feitos pelo WhatsApp (69) 3422-1456 ou pelo e-mail receitadvisajipa@gmail.com.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.