Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Prefeitura inicia ações da Campanha Janeiro Roxo

Data da notícia: 2026-01-07 19:04:42
Foto: Alfredo da Matta/Divulgação
Os pacientes passam primeiramente pelo teste com toque de sensibilidade térmico, doloroso e tátil

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está intensifica as ações de conscientização e orientação à população sobre a hanseníase com a Campanha Janeiro Roxo, dedicada à prevenção, diagnóstico precoce e combate à doença, durante o mês de janeiro.

As equipes das unidades básicas de saúde (UBSs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizam um trabalho intensificado de orientação junto à população. As ações incluem conversas educativas, esclarecimentos de dúvidas durante os atendimentos e visitas domiciliares, com foco em explicar o que é a doença, como identificar os sintomas e quando procurar atendimento médico.

A Semusa informa que, ao perceber qualquer sinal suspeito, às pessoas deve procurar a UBS mais próxima para avaliação. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações, interromper a transmissão e garantir a cura. A Campanha Janeiro Roxo conscientiza a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado contínuo com a população, fortalecendo o acesso à informação e aos serviços de saúde em Ji-Paraná.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada por bactéria, que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos. Mesmo com o tratamento gratuito e disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o diagnóstico tardio ainda é um dos principais desafios, o que reforça a importância da informação e da busca por atendimento logo nos primeiros sinais.

Entre os principais sinais e sintomas da hanseníase estão manchas claras, avermelhadas ou escuras na pele com alteração de sensibilidade, formigamento ou dormência em braços e pernas, diminuição da força muscular e, em alguns casos, dor ou espessamento dos nervos.

A pasta reforça que, ao perceber qualquer sinal suspeito, a população deve procurar a UBS mais próxima para avaliação. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações, interromper a transmissão e garantir a cura.

Fonte:




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.