Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Curso de formação de Aquaviários ocorre em fevereiro

Data da notícia: 2026-01-09 09:36:22
Foto: Assessoria/Divulgação
Após a conclusão do curso, os participantes recebem a Caderneta de Inscrição e Registro, obrigatória para exercer a profissão

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur), apoia a realização do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1 (CFAQ-POP1/MOP1), que será realizado no município, de 9 a 25 de fevereiro.

A capacitação será promovida pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Porto Velho, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), e é voltada aos pescadores da Colônia Z-9 e indígenas de Ji-Paraná.

O curso tem o objetivo de capacitar os participantes para a pilotagem segura de embarcações, para garantir a habilitação legal para o transporte de passageiros e a realização de passeios de barco. A iniciativa também fortalece a pesca profissional, amplia oportunidades de geração de renda e contribui diretamente para o desenvolvimento do turismo local.

De acordo com o secretário da Semictur, Luiz Domene, a formação é estratégica para preparar os pescadores que irão atuar em um dos principais eventos turísticos previstos para março de 2026, “O Encanto do Rio Machado – O Coração de Ji-Paraná”. A iniciativa tem como proposta valorizar o rio Machado por meio de passeios fluviais, comercialização de pescado, manifestações culturais e o fortalecer as tradições das comunidades ribeirinhas e indígenas.

A ação integra um conjunto de iniciativas da Prefeitura de Ji-Paraná voltadas à qualificação profissional, ao incentivo ao empreendedorismo e ao uso sustentável dos recursos naturais do município. O apoio do Sebrae reforça a orientação técnica e o desenvolvimento de competências empreendedoras, enquanto a Marinha do Brasil assegura os padrões de segurança da navegação.

Como parte da organização do curso, o presidente da Colônia de Pescadores Z-9, Manoel Batista Dantas, realizou visita para alinhamento das inscrições, seguindo as orientações do Sargento Denis, da Marinha Fluvial de Porto Velho.

Luiz Domene afirmou que a iniciativa garante que pescadores e comunidades tradicionais se regularizem, ampliem os conhecimentos e se tornem protagonistas no fortalecimento do turismo, economia local e valorização do rio Machado.

Fonte: CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.