Jornal Correio Popular Notícia

RISCO DE ENCHENTE
Nível do rio Machado sobe para 9,25 m

Data da notícia: 2026-01-09 18:52:20
Foto: Assessoria/Divulgação
Defesa Civil emite Alerta Amarelo de Atenção após o rio Machado atingir 10 metros de profundidade

Próximo ao Alerta Amarelo, acima de 10 metros de profundidade, o nível do rio Machado está com 9,25 metros, na leitura verificada na tarde da última sexta-feira (9). A unidade da Defesa Civil (DC) de Ji-Paraná está com atenção voltada para as fortes chuvas que ocorreram naquela manhã.. De acordo com dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fim de semana deve ser chuvoso com forte temporal no domingo (11).

Segundo a coordenadora da DC, Meire Zanettin, o nível do rio deve subir um pouco ainda nesta semana. Ela informou que monitora a elevação da bacia hidrográfica do Machado na cidade e que, em caso de alagamento, estará pronto para orientar e retirar a população ribeirinhas das áreas alagadas.

Meire Zanettin informou que a comissão, que atua em situações de enchentes, ainda não foi acionada porque o rio não atingiu o nível transbordamento. Ela ressaltou que todos os integrantes estão cientes da elevação do risco de uma subida rápida.

Os alertas serão emitidos em comunicados para toda população via celular e também pelas redes sociais e imprensa local. Os três níveis de alerta de acordo com a caixa de profundidade, que começa a partir de 10 metros, é emitido com o “Alerta Amarelo” de atenção; aos 10,30 metros, o nível passa para “Alerta Laranja”; e, ao atingir 11 metros, é classificado como “Alerta Vermelho” em condições críticas, quando há risco real de alagamentos em áreas mais baixas da cidade. Embora o nível atual esteja abaixo dessas faixas, a elevação contínua exige vigilância permanente.


Chuvas no estado e Brasil

Em outros municípios de Rondônia, a previsão segue com chuvas intensas, devido à atuação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, com a passagem de uma frente fria, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além de Rondônia, a ZCAS também influencia o tempo em estados como Acre, Amazonas, sul do Pará, Tocantins, Goiás e São Paulo. No Sul do país, o tempo fica mais firme, com menos chuva, por causa de um sistema de alta pressão.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.