Jornal Correio Popular Notícia

IMUNIZAÇÃO
Governo de RO mantém vacinação contra a gripe

Data da notícia: 2026-01-14 09:16:26
Foto: Laiara Gonçalves/Secom/Divulgação
A orientação é que idosos, gestantes, crianças, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades se vacinem

Com a estratégia de fortalecer o monitoramento das síndromes respiratórias, garantir detecção precoce e manter a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS), em alinhamento com alertas da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) intensificou, com atuação integrada dos estados, a vigilância epidemiológica da Influenza
A após a identificação de casos de uma variação do vírus da gripe A, denominado como subclado K. A variação genética do vírus H3N2, popularmente chamada de “gripe K” foi confirmada no Brasil, com registros na região Norte, sem evidências de aumento da gravidade clínica da doença.

“Trabalhamos para assegurar proteção à população, com investimentos contínuos em vigilância em saúde, vacinação e estrutura da rede pública”, frisou o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil).

“Não se trata de um vírus novo. A variante está sendo acompanhada, o estado mantém vigilância ativa, integrada à rede nacional, garantindo informação segura e resposta oportuna”, disse o diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima.

De acordo com a gerente técnica de Vigilância Epidemiológica da Agevisa, Luma Akemi de Azevedo Kubota, o subclado K da Influenza A (H3N2), oficialmente denominado J.2.4.1 pela OMS, apresenta mais transmissibilidade, mas não está associado a quadros mais graves. “Os sintomas permanecem compatíveis com a influenza sazonal e, não há registro de casos relacionados a essa variante em Rondônia até o momento”, explicou.

Os sinais clínicos seguem o padrão clássico da gripe, como febre, tosse, dores musculares e cansaço. O Ministério da Saúde reforça que a vacina contra influenza ofertada pelo SUS continua sendo a principal medida para prevenir casos graves e hospitalizações, mesmo diante de variações genéticas do vírus.

Na região Norte, a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025/2026 teve início em 3 de novembro de 2025 e segue até 28 de fevereiro de 2026. A orientação é que a população, especialmente idosos, gestantes, crianças, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades, mantenham a vacinação em dia, adotem medidas de higiene e procurem atendimento médico diante de sinais de agravamento.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.