Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Atendimentos do Castra+Rondônia terminam hoje, 15

Data da notícia: 2026-01-15 09:37:10
Foto: Gabriela Suematsu/Divulgação
Os tutores devem realizar o cadastramento e agendamento pelo site www.castramaisrondonia.com

Com vagas limitadas e totalmente gratuita, a ação Catra+Rondônia encerra, hoje (15), a castração de cães e gatos inscritos em Ji-Paraná. Os atendimentos iniciaram, ontem (14), no Ginásio Poliesportivo de Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), 1º distrito. A iniciativa tem como objetivo promover o controle populacional de animais, prevenir doenças e fortalecer as políticas públicas de proteção e bem-estar animal.

O agendamento é totalmente online, de forma simples e rápida, por meio do site www.castramaisrondonia.com.br (Castra+Paraná). Para garantir a vaga, é obrigatório que o tutor e o animal estejam cadastrados no RG Animal, documento emitido gratuitamente pelo sistema SinPatinhas, disponível no portal GOV.BR.

O processo de inscrição ocorre em três etapas em que o tutor realiza o cadastro; em seguida, cadastra o pet; e, por fim, escolhe o local, a data e o horário disponíveis para o procedimento. As vagas são limitadas e preenchidas conforme a ordem dos agendamentos.

A castração é uma das principais ferramentas para garantir saúde, reduzir o abandono e promover qualidade de vida aos animais. O programa é um avanço para o estado e tutores que cuidam com responsabilidade de seus pets.

Para agendar para a castração, é preciso ter idade do animal entre 6 meses e 6 anos, não estar desnutridos ou desidratados, não estar no “Cio” e pesar no mínimo 2 kg, fêmeas não podem estar gestantes e nem amamentando. É obrigatório ter o cadastro do pet no Sinpatinhas, e não pode estar imunocomprometido (Rinotraqueíte, Esporotricose, Dirofilariose e etc).

Os benefícios da castração é acabar com o cio das fêmeas, crias indesejadas, reduzir o risco de tumores mamários nas fêmeas e tumores nos testículos em machos, reduzir o risco de doenças graves como piometra e esporotricose, evitar transmissões de doenças como o TVT (Tumor Venéreo) nos cães e FIV/ FELV nos gatos e diminuir fugas atrás de fêmeas no cio, xixi para marcar território e brigas, que aumenta o tempo de vida do animal doméstico.


Agenda

Além de Ji-Paraná, Espigão D’Oeste e Vilhena recebem o programa para a castração de cães e gatos. Em Espigão, a ação ocorre nos dias 16 e 17 de janeiro no Ginásio Municipal, localizado na rua Goiás, 2191, na Liberdade. Em Vilhena a ação segue de 20 a 27 de janeiro no Parque de Exposições Agrícolas na praça de alimentação, situado na avenida Mamede Abraão Júnior, mais conhecida como avenida 1802.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.