Jornal Correio Popular Notícia

POLÍTICA
PT anuncia pré-candidato ao governo de Rondônia

Data da notícia: 2026-01-16 09:12:45
Foto: Assessoria/Divulgação
Expedito Neto durante reunião de filiação na sede do Diretório Estadual do PT, em Porto Velho

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou, na quarta-feira (14), nota pública na qual oficializa a filiação do ex-deputado federal e atual secretário nacional de Pesca, Expedito Gonçalves Ferreira Netto, ao partido e a aprovação de seu nome como pré-candidato ao governo de Rondônia.

A reunião ocorreu na sede do Diretório Estadual do PT, em Porto Velho. Participaram do encontro o presidente estadual da sigla, Ernesto Ferreira, integrantes da Executiva e do Diretório Estadual, além do próprio Expedito Netto. Segundo membros Executivo do partido, após “amplo, democrático e qualificado debate sobre a conjuntura política e os desafios colocados para o próximo período”, foi realizado o ato de filiação do secretário ao Partido dos Trabalhadores, decisão que contou com aceitação unânime dos presentes.

Ainda conforme o texto oficial, após a formalização da filiação, houve uma segunda reunião, desta vez com a participação dos partidos que integram a Federação Brasil da Esperança em Rondônia — Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

No encontro, a pré-candidatura de Expedito Netto ao governo estadual foi submetida à avaliação dos dirigentes e aprovada.

O presidente estadual do PT, Ernesto Ferreira, falou sobre o significado político da filiação e da pré-candidatura. “A vinda do ex-deputado e atual Secretário Nacional de Pesca para o quadro do Partido dos Trabalhadores reforça não apenas o PT, mas toda a esquerda, que neste ano irá abraçar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Rondônia. O fato de se colocar como pré-candidato ao governo reforça seu compromisso”, afirmou o presidente estadual.

Os membros da executiva reafirmam princípios e diretrizes da Federação Brasil da Esperança, destacando o compromisso com a unidade entre os partidos, o diálogo permanente entre suas instâncias e a mobilização da militância. A federação afirma que suas decisões estratégicas são orientadas pela democracia interna, construção coletiva e defesa dos interesses da população, com menção específica ao povo rondoniense.
Além do compromisso da federação com o movimento Caminhada Esperança, grupo formado por nove partidos, dos quais PT, PV e PCdoB fazem parte. O texto enfatiza que toda e qualquer movimentação política da Federação Brasil da Esperança será comunicada oficialmente à sociedade, por meio dos canais institucionais das legendas.

Nesse contexto, a federação faz referência indireta às informações que circularam antes da divulgação da nota, afirmando que “quaisquer outros noticiários vinculados ao tema devem ser interpretados pela sociedade como meras especulações e opiniões jornalísticas”, ressalvando que tais manifestações são legítimas no ambiente democrático.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.