Jornal Correio Popular Notícia

SAÚDE
Sesau orienta para prevenção e tratamento de paciente com Aids

Data da notícia: 2026-01-20 09:16:33
Foto: Assessoria/Divulgação
A rede estadual de saúde oferece medicamento para prevenção e pós-exposição do vírus HIV

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) está orientando a população sobre a diferença entre HIV e Aids e divulga a relação de locais sobre onde buscar atendimento e medicamentos gratuitos.

De acordo com a infectologista do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Maiara Soares, a transmissão do vírus ocorre, principalmente, por via sexual ou por contato com sangue contaminado. Inicialmente, pode não haver sintomas.

“Após a infecção, nas primeiras semanas, podem surgir febre, ínguas e sintomas que se assemelham a uma virose, que desaparecem. Em muitos casos, a doença permanece silenciosa por anos”, explicou.

Maiara Soares esclarece que o HIV é o vírus que infecta o organismo e ataca o sistema imunológico. Já a Aids, segundo ela, é a doença que pode se desenvolver quando a infecção pelo HIV não é tratada, caracterizada por uma queda acentuada da imunidade e surgimento de infecções oportunistas e, por isso a importância do diagnóstico precoce e tratamento.

Em Rondônia, a Policlínica Oswaldo Cruz (POC) oferece testagem rápida para HIV sem necessidade de regulação. Basta comparecer à unidade, que fica localizada na avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.862, bairro Industrial, com o documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado sai em até 20 minutos. Caso seja positivo, o paciente é encaminhado para consultas com infectologista na unidade mesmo e, se necessário, para internação no Cemetron.

A profilaxia pré-exposição (PrEP) é um método de prevenção contra o HIV oferecido pelo SUS. Ele consiste no uso de comprimidos com tenofovir e entricitabina, que bloqueiam a multiplicação do vírus no organismo.

A medicação pode ser tomada diariamente ou sob demanda, sempre com acompanhamento médico e exames regulares. Embora reduza, significativamente, o risco de infecção pelo HIV, não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e, por isso, o uso de preservativo continua recomendado.

Na rede pública de Rondônia, são oferecidos medicamentos para tratamento e prevenção da infecção (PEP e PrEP), testes rápidos, internação hospitalar e acompanhamento multidisciplinar.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.