Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Comércio prevê aquecimento com volta às aulas

Data da notícia: 2026-01-20 09:47:45
Foto: Gabriela Suematsu/CP/Divulgação
A expectativa do comércio é positiva, com projeção de vendas estáveis ou em crescimento em relação ao ano anterior

Com data prevista para começar às aulas em 9 de fevereiro, o comércio de Ji-Paraná prevê aquecimento neste início do ano com a volta das atividades escolares do município e estado. Papelarias, livrarias e lojas intensificam o atendimento, até no domingo, durante o mês de janeiro.

Segundo lojistas da cidade, pais e responsáveis buscam desde itens básicos (cadernos, lápis, mochilas, estojos etc.) à materiais tecnológicos e didáticos utilizados no ambiente educacional, além de uniformes e calçados. A venda de material escolar é considerada um dos períodos mais importantes para o setor varejista, especialmente, no primeiro trimestre do ano.

O aumento no fluxo de consumidores, no primeiro mês do ano, reflete com a volta de cerca de 9 mil alunos somente na rede municipal de ensino. Muitos consumidores têm optado por pesquisar preços e comparar marcas, buscando equilibrar qualidade, economia e parcelamento.

Para a mãe dos estudantes Liomar Pereira (13 anos) e Daniel Pereira (9 anos), Selma Pereira, a procura é por uma loja que ofereça além dos materiais escolares, uniformes e calçados, para parcelar e conseguir comprar tudo em um único lugar. Ela informou que a compra de materiais escolares e vestimentas é um investimento anual com reposição em seis meses para o segundo semestre do ano.


Opções e facilidade

Promoções, facilidades de pagamento e kits escolares personalizados estão entre as estratégias utilizadas para atrair clientes. Além disso, o parcelamento e promoções em produtos mais vendidos têm se tornado um diferencial competitivo no mercado.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigente Lojistas de Ji-Paraná (CDL), Gederson Vigatti, a instituição acompanha esse cenário com otimismo, pois a volta às aulas contribui, diretamente, para a movimentação da economia local e reforça a necessidade de valorizar o comércio da cidade.

“O período de volta às aulas sempre representa um importante aquecimento para o comércio, e , neste ano, a expectativa é bastante positiva. Muitos lojistas estão aproveitando esse momento para fortalecer as vendas de itens essenciais, como uniformes escolares, mochilas, calçados e materiais diversos. Esse comportamento demonstra que o consumidor está mais confiante e buscando se organizar com antecedência.

Outro fator relevante é o impacto da venda de material escolar na geração de empregos temporários. Durante o período de maior movimento, muitas lojas reforçam as equipes para garantir agilidade no atendimento, contribuindo para a renda de trabalhadores e para a circulação de recursos no município.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.