Jornal Correio Popular Notícia

ECONOMIA
Rondônia ocupa o 1º lugar no apoio aos negócios inovadores

Data da notícia: 2026-01-21 18:32:07
Foto: Assessoria/Divulgação
Para garantir a posição, o estado criou e fortaleceu políticas públicas para estimular renda e geração de emprego

O estado de Rondônia possui a segunda menor taxa de desemprego do Brasil e o 1º lugar em apoio aos negócios inovadores. Ele é o mais competitivo da região Norte, com recordes de exportações, e é apontado como a terceira melhor economia do Brasil, com base no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Para obter esses resultados, o governo de Rondônia criou e fortaleceu políticas públicas para tornar o estado o melhor lugar para viver e trabalhar do Brasil. É na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) que são definidas as ações para desenvolver a economia.

O secretário da Sedec, Lauro Fernandes, afirmou que a política de impulsionamento de empregos (Invest Rondônia, GeoInteligência de Dados Econômicos) foi instituída para apoiar investidores a instalar negócios no estado como o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe).

Com o serviço para geração de empregos, implantado em 2021, a Sedec ampliou o papel de intermediadora entre quem busca por vagas e empresas que querem encontrar colaboradores com o perfil ideal para as funções. Mais de 162 mil trabalhadores cadastraram os currículos na plataforma com 6.700 empresas parceiras.

Além disso, é oferecida capacitação gratuita para a população, conforme a demanda do mercado de trabalho, com 330 cursos, entre presenciais e educação a distância (EaD).

A Coordenadoria de Investimentos, Invest Rondônia, criada em 2019, deu visibilidade às missões nacionais de promoção com os eventos Rondônia Day, feiras nacionais e internacionais com estandes e várias missões de prospecção nacionais e internacionais com presença nas principais rodadas de negócios do mercado global.

Por tudo isso, Rondônia bateu recordes de exportações ano a ano, com a ampliação dos destinos de exportação de 41 (2019) para 120 (2025). Também diversificou produtos exportados: de 60 para 295. Além de atrair mais de R$ 13 bilhões em investimentos de 2019 a 2025.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.