Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Definidas ações emergenciais para o combate à dengue

Data da notícia: 2026-02-05 09:22:01
Foto: Natália Pessoa/CCS/Divulgação
Prefeitura realizou reunião estratégica com representantes de diversas secretarias para alinhar ações para o enfrentamento à dengue

A Prefeitura de Ji-Paraná realizou, na quarta-feira (4), reunião estratégica com diversas secretarias municipais para alinhar ações de enfrentamento à dengue. O encontro reuniu representantes das secretarias de Saúde (Semusa), Educação (Semed), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Meio Ambiente (Semeia) para conter o avanço da doença e proteger a população.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Márcia Gisele Peixoto, o cenário atual exige atenção e medidas imediatas. “Essa reunião teve como objetivo o alinhamento das ações de controle da dengue porque, neste momento, o município apresenta uma incidência significativa de casos, com a circulação do sorotipo 3, o que é um alerta importante. Se não houver ações urgentes, corremos o risco de enfrentar um surto ainda maior nos próximos dias”, explicou.

Márcia Peixoto afirmou que o sorotipo 3 da dengue apresenta maior potencial de gravidade. “É um sorotipo associado aos casos mais graves, inclusive hemorrágicos, e com potencial de letalidade. Além disso, ele não circulava na nossa região desde 2008, o que significa que grande parte da população, especialmente adultos jovens que não possuem imunidade. Mesmo quem já teve dengue, por outros sorotipos, pode ser infectado novamente, com maior risco de agravamento”, alertou.


Monitoramento

Atualmente, a Vigilância Epidemiológica monitora casos confirmados nos bairros Primavera (2º distrito), Novo Ji-Paraná e Presidencial (ambos no 1º distrito). Ao todo, cinco casos estão sendo considerados residentes no município, após análise técnica das notificações.


Mutirões

Como encaminhamento da reunião, a prefeitura definiu a realização de mutirões emergenciais de limpeza urbana, com início nos dias 21 e 28, priorizando os bairros com maior incidência de casos. Além disso, ficou acordada a criação de um cronograma permanente de ações em todo o município, para reforçar a retirada de entulhos e materiais que não são recolhidos pela coleta urbana regular e que podem se tornar focos do mosquito Aedes aegypti.
O secretário municipal de Saúde, Cristiano Pereira, falou que a prefeitura está atuando de forma integrada e planejada, mas que o combate à dengue depende também da colaboração da população. “A Prefeitura de Ji-Paraná está mobilizada, elaborando estratégias e colocando ações em prática para enfrentar a dengue. Mas é fundamental que a população faça a sua parte. A eliminação de criadouros dentro das residências, o descarte correto de lixo e entulhos e a participação nos mutirões são atitudes essenciais para que possamos vencer essa batalha”, frisou.


União

A reunião demonstrou que a união entre o poder público e a sociedade é essencial. “A prevenção da dengue não é responsabilidade apenas da prefeitura, mas de toda a comunidade. A conscientização social neste momento é primordial”, concluiu Márcia Peixoto.

A Prefeitura de Ji-Paraná segue intensificando ações intersetoriais e orienta a população a colaborar com as medidas preventivas, para reafirmar o compromisso da gestão municipal com a saúde pública e o bem-estar da população.

Fonte: CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.