Jornal Correio Popular Notícia

POLÍTICA
Assinatura de protocolo encerra Nodo Bioceânico

Data da notícia: 2026-02-09 18:39:17
Foto: Ésio Mendes/Secom/Divulgação
Governador Marco Rocha assina a Carta de Porto Velho no encerramento do Nodo Bioceânico Central

A assinatura da Carta de Porto Velho e do Protocolo de Irmandade com o Departamento de Beni, Bolívia, marcou o encerramento do Nodo Bioceânico Central na sexta-feira (6). O evento, realizado pelo governo de Rondônia, reuniu autoridades estratégicas do Brasil, Bolívia, Peru e Chile em Porto Velho em três dias de debates.

O encontro garantiu avanços práticos para destravar a logística regional, incluindo o pedido ao governo federal pelo posto aduaneiro 24h na fronteira e a inclusão da rota via Costa Marques no Programa Rotas de Integração Sul-Americana. Essas medidas são consideradas passos fundamentais para reduzir custos e o tempo do transporte de produtos rondonienses rumo ao mercado asiático, fortalecendo a economia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSD), destacou que o estado consegue aumentar a produção preservando o meio ambiente, e vê o Corredor Bioceânico Central como estratégico para acessar o mercado global. Além de abrir portas para a exportação, ele destacou que a rota promove intenso intercâmbio comercial e cultural entre os países da América Latina.

“A agricultura não é problema, é solução. Mostramos que é possível produzir preservando o meio ambiente. Com essa nova rota e o fortalecimento dessa irmandade com nossos vizinhos, estamos abrindo caminhos para que os nossos países possam se desenvolver e melhorar a qualidade de vida da população. É um crescimento integrado que beneficia Rondônia e todos os estados vizinhos”, acrescentou.

“Essa integração traz avanços para os quatro países. Vamos levar essa discussão para o Beni, dando continuidade ao que foi construído aqui para consolidar a rota que conecta a Amazônia aos Andes”, avaliou José Alejandro Unzueta, governador do Beni, Bolívia.
“Esse intercâmbio terá continuidade no Chile com uma discussão técnica, para fazer com que os objetivos sejam alcançados e essa integração seja efetiva para todos”, garantiu Diego Paco Mamani, governador de Arica e Parinacota, no Chile.

A edição Rondônia do Nodo Bioceânico Central foi uma iniciativa da Secretaria Especial de Integração de Rondônia em Brasília (Sibra) e Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.